quarta-feira, 13 de junho de 2012

EDUCAR PARA CRESCER !

Hoje  estou aqui para falar com vocês sobre uma educadora incrível, que me inspira demais.

Ela é a Maria Montessori, uma grande pesquisadora italiana que diz o seguinte:

"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"

 

 

 

O que tenho observado é que muitos pais têm subestimado os seus rebentos. Acham que os seus eternos bebezinhos nunca estarão prontos para realizar as atividades domésticas, por acharem que estas são bastante complexas para os pequenos. Logo têm a tendências de eximi-los, e o que é pior fazer por eles.

Causando desta forma um sentimento de eterna dependência, o que de certa forma é tudo que a mamãe, que nasceu para ser mãe, deseja.

 

 

Fazer questão de não deixar o filhote crescer é egoísmo e falta do que fazer, amigos!

É sim, preciso proporcionar condições de aprendizagem, mas é só. A criança por si só tem habilidade inatas de auto aprendiz e o “taime” certo para isso, se liga!

 

Vamos tentar ajudá-los a desenvolver os seus potenciais criativos desde de o nascimento e não ficar esperando o tempo que ela possa compreender isso ou aquilo, pois na verdade criança, este tempo é seu e não do seu docinho!

Mas esperem aí. O prof tem o seu papel importantíssimo de observação para que possa personalizar a maneira com que cada pupilo se desenvolve, ok?

Por fim vamos parar de criar muralhas entre a hora de estudar e a hora do lazer. Que tal fazer o exercício de imaginar como seria um ambiente com clima de aprendizagem lúdico, automaticamente vem o que na sua mente?

 

 


 

a) Bagunça

b) Prazer

c) Impossível

 

Se você respondeu b, bacana, você deve ter compreendido o que eu quis dizer.

 

bjux,bjux,bjux.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário