terça-feira, 3 de maio de 2011

PSICOLOGIA HOSPITALAR- UM OLHAR DIFERENCIADO!


O Psicólogo hospitalar atua geralmente segundo um modelo biopsicossocial que assim como a abordagem holística busca observar o indivíduo em todos sistemas com quem interage (familiar, social, biológico, psicológico...) simultaneamente e com inter-relações constantes entre elas. Mas também existem psicólogos mais voltados para a psicologia clínica atuando geralmente junto com a psiquiatria em hospitais psiquiátricos ou em centros especializados em aconselhamento.
É comum que o trabalho do psicólogo seja feito em associação com o Assistente social, principalmente em serviços cujo o objetivo seja o Acolhimento Psicossocial.
Segundo Queiroz e Araujo (2007), o psicólogo hospitalar contribui para a equipe multiprofissional de saúde participando ativamente da tomada de decisões, principalmente ao fornecer e solicitar mais informações e ao expandir discussões durante as reuniões de equipe. Essas atitudes ajudam a manter uma visão global do paciente e chamar atenção para outros pontos de vista. Suas contribuições são maiores quando os pacientes são acompanhados desde a chegada ao hospital e a equipe do hospital já tem padrões de comunicação bem estruturados para uma abordagem multidisciplinar adequada.
Entre as atividades do psicólogo da Saúde definidas pelo Conselho Federal de Psicologia (2003a), o psicólogo hospitalar estão:


Caros Colegas, vou logo avisando a vocês, para trabalhar na área da Psicologia Hospitalar o Psicologo precisa ter vocação para a área de saúde. Precisa ter vocação para trabalhar com humanização e lidar naturalmente com questões referentes á dor, sofrimento e morte, como temas que fazem parte do cotidiano da natureza humana.
Segue uma recomendação MARAVILHOSA de leitura: “Sobre a Morte e o morrer” de Elisabeth Kluber-Ross. Demais!
Segue Colocações Imperdivéis da Autora!
"Depois de passar por todas as provas para as quais fomos mandados à Terra como parte de nosso aprendizado, podemos então nos formar. Podemos sair de nosso corpo, que aprisiona a alma como um casulo aprisiona a futura borboleta e, no momento certo, deixá-lo para trás. E estaremos livres da dor, livres dos medos e livres das preocupações ... livres como uma linda borboleta voltando para casa, para Deus ... em um lugar onde nunca estamos sós, onde continuamos a crescer, a cantar, a dançar, onde estamos com aqueles a quem amamos e cercados de mais amor do que jamais poderemos imaginar."
“Escutem o som de suas vozes. Escutem como se o chamado fosse música, uma linda música. Posso garantir que as maiores recompensas da vida virão do fato de vocês abrirem seus corações para os que estão precisando. As maiores bênçãos vem sempre do ajudar aos outros.”
A roda da Vida - Elisabeth Kübler-Ross



Um Grande Abraço á Todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário